4º Festival de Quadrinhos da FNAC

Desde ontem está rolando na livraria FNAC Pinheiros o 4º “HQ O QUÊ?”, com diversas palestras, bate-papos e oficinas. E o Quarto Mundo irá participar do evento com uma mesa redonda na próxima quinta-feira.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 20/10 (2ª feira), às 19h:

Cláudio Seto, o Samurai dos Quadrinhos

Cláudio Seto foi o primeiro artista brasileiro a utilizar o traço característico do mangá em publicações nacionais. Isso ocorreu na década de 60. Ele publicou histórias de samurais e ninjas, numa época em que ninguém sabia direito o que significavam esses termos. Seu personagem O Samurai, sairá este ano em um álbum pela Devir.

Para falar de quem lançou o estilo mangá no país, teremos um bate-papo com a professora e pesquisadora Sonia Luyten; e o escritor e jornalista Gonçalo Júnior.

Dia 21/10 (3ª feira), às 19h:

Prêmio Fnac Novos Talentos: anúncio oficial dos ganhadores

Neste encontro serão anunciados os ganhadores do Prêmio Fnac Novos Talentos – Quadrinhos com coquetel e atrações especiais (www.fnac.com.br/premiofnacnovostalentos). Teremos, também, a exibição do premiado documentário Dossiê Rê Bordosa de César Cabral, feito em animação stop-motion, que investiga as razões por trás da decisão do cartunista Angeli de matar uma de suas mais famosas criações, a diva underground Rê Bordosa. O filme conta com depoimentos de Angeli, Laerte, Toninho Mendes (editor da revista Chiclete com Banana), e as vozes de Grace Gianoukas como Rê Bordosa e Paulo César Pereio como Bibelô.

Dia 22/10 (4ª feira) , às 19h:

Bate-papo com o artista argentino Linier, o mais recente fenômeno dos quadrinhos

Conversa descontraida e informativa com Ricardo Liniers, respondendo questões do quadrinista Eloar Guazzelli Filho e do jornalista Eduardo Nasi, sobre o atual momento dos quadrinhos na Argentina e no mundo. Lançamento do álbum “Macanudo”, com suas tiras poéticas, irônicas, reflexivas no Brasil pela Zarabatana Books.

Dia 23/10 (5ª feira), às 19h:

Mesa-redonda: Publicação independente, uma saída para o mercado dos Quadrinhos?

O cenário de quadrinhos brasileiros tem melhorado bastante, tanto pelo aumento de produção, quanto pelo aumento de qualidade. E muito disso se deve a uma forte produção de quadrinhos independente, que hoje no Brasil, representa 90% do que é publicado. Os quadrinhistas Edu Mendes, Will, Cadu Simões, Marcos Venceslau e Daniel Esteves discutem se os independentes serão a solução para os problemas do mercado editorial.

Dia 24/10 (6ª feira), às 19h:

bate-papo: As atuais mudanças e transformações dos Quadrinhos no Brasil.

O editores da HQM Editora falaram sobre a nova safra de autores, a produção de quadrinhos nacionais e como as editoras enxergam este mercado. Além disso, os editores Carlos Costa, Artur Tavares e Leonardo Vicente falarão sobre próximos lançamentos da editora programados para 2008 e 2009. A mediação será feita pelo jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos.

OFICINAS

Dia 25/10 (Sábado), das 12 às 15 horas

Oficina: Comics Power – uma nova metodologia de produção de quadrinhos

O cartunista e jornalista indiano Sharad Sharma desenvolveu a metodologia Comics Power (Poder das HQs), cuja proposta é mostrar que, através dos quadrinhos, todos podem auxiliar na mobilização social e na luta por direitos. Com esse método qualquer pessoa pode montar uma HQ a partir de sua história de vida. A dinâmica é simples e acessível à maior parte das pessoas, mesmo as que não sabem ler e escrever. Hoje, sua metodologia está presente no Sri Lanka, Finlândia, Moçambique e Brasil. Inscrições (11) 3579-2039. vagas limitadas.

Dia 25/10 (Sábado), das 16 às 18 horas

Oficina: A narrativa nos quadrinhos – Marcelo Campos

O que diferencia as Histórias em Quadrinhos de qualquer outra mídia são as ferramentas de linguagem específicas que criaram esta forma de expressão, aprimoradas através dos anos por centenas de artistas no que chamamos de narrativa ou storytelling. A intenção desta oficina é apresentar uma base desta estrutura de linguagem, seus símbolos gráficos e um pouco da evolução do que chamamos sintaxe. Inscrições (11) 3579-2039. vagas limitadas.

Dia 25/10 (Sábado), das 18 às 20 horas

Oficina de Fanzine – Will

Oficina com o ilustrador e designer gráfico Will. O objetivo desta atividade é analisar, através da teoria e prática, o processo de concepção das publicações de fãs. Analisando algumas das atuais publicações e também aquelas que fizeram a história do gênero, procuraremos vivenciar situações reais da criação deste popular veículo de comunicação. A intenção é oferecer instrumentos ao fanzineiro, futuro profissional dos quadrinhos ou da área editorial, para que ele possa criar e apresentar um material com conteúdo editorial e de informação coerentes e também com qualidade gráfica compatível com as atuais tecnologias de impressão. Com apostila. Inscrições (11) 3579-2039. vagas limitadas.

FNAC Pinheiro
Av. Pedroso de Morais, 858 – Pinheiros (SP)
Fone: (11) 4501-3000

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: