Como Fazer Parte do Quarto Mundo

Quando o Quarto Mundo foi criado oficialmente, para fazer parte do nosso coletivo bastava que você fosse indicado por alguém que já fosse membro para que você se tornasse um membro do Quarto Mundo também. Por isso, o núcleo inicial do QM era formado por um grupo de amigos que já se conheciam, seja pessoalmente ou pela Internet.

Mas hoje em dia não é mais assim. O Quarto Mundo cresceu muito de lá pra cá, e tivemos que rever o sistema de organização do coletivo, como está explicado neste artigo. Enquanto reorganizávamos nosso coletivo, fechamos por um tempo a entrada de novo membros para também poder refazer esse processo. Mas agora a entrada de novos membros no QM está novamente aberta, mas sobre novas condições.

De agora em diante não é mais necessário que você seja indicado previamente por alguém que já é membro para poder entrar no Quarto Mundo. O ingresso no nosso coletivo está em princípio aberto a todos os quadrinistas independentes. Ou seja, o requisito essencial que você deve ter para fazer parte do Quarto Mundo é editar uma publicação independente ou participar ativamente de alguma. Se você preenche esse requisito, então você está apto a se candidatar como membro do QM bastando para isso que você preencha o formulário de inscrição abaixo e enviar para o endereço indicado junto com um exemplar de sua publicação.

No entanto, nem todos que preenchem o formulário são automaticamente aceitos no Quarto Mundo. Todos os formulários preenchido são antes avaliados pelo Conselho Administrativo do Quarto Mundo, que julgará quais quadrinistas estão aptos ou não a fazer parte do nosso coletivo. Mas porque há esse julgamento do conselho, filtrando os candidatos a novos membros do QM?

Por um motivo muito simples. O Quarto Mundo é um coletivo, e para que o coletivo funcione é preciso que seus membros saibam trabalhar em equipe. E é justamente isso que será avaliado pelo Conselho nos novos membros, se eles são capazes de trabalhar coletivamente.

O Conselho não irá julgar as suas habilidades técnicas ou artísticas como quadrinista. Isso não interessa para o Quarto Mundo, tanto que temos no nosso coletivo quadrinista nos mais diversos níveis técnicos e artísticos desde iniciantes que acabaram de fazer seu primeiro fanzine, até quadrinistas experientes que já estão há anos publicando.

O que interessa para o Quarto Mundo são pessoas proativas, que possuem iniciativa, que não ficam esperando alguém lhe dar alguma ordem pra fazer alguma coisa. O nosso coletivo precisa de pessoas dispostas a ajudar seus companheiros e sem esperar nada em troca. No Quarto Mundo não há vez para pessoas egoístas e que só pensam em si mesmas.

O Quarto Mundo só está avançando e conquistando seu espaço devido ao esforço coletivo de seus membros, que se sacrificam em prol de um objetivo comum; construir um consistente mercado de quadrinhos brasileiros onde os quadrinistas tenham condições básicas para exercer sua profissão e possam receber dignamente por seu trabalho. Se você também está disposto a se sacrificar por este objetivo, então tenha certeza, você é a pessoa que o Quarto Mundo precisa.

Então antes de preencher a ficha de inscrição, pense bem sobre tudo o que eu disse acima. Procure também se informar bem a respeito do Quarto Mundo, de suas atividades e objetivos. Uma boa forma de começar é lendo os artigos sobre o QM que foram publicados aqui mesmo no blog.

E se você já preencheu a ficha de inscrição, mas ainda não recebeu uma resposta, não se preocupe, é assim mesmo. Recebemos diversas fichas de inscrição que o Conselho deve avaliar cuidadosamente, uma por uma. Por isso, a resposta de sua aprovação pode demorar, variando de alguns dias a até mesmo algumas semanas, dependendo das disponibilidade dos membros do Conselho.

Uma vez que você tenha sido aprovado no Quarto Mundo, você terá seu e-mail incluído no nosso grupo de e-mails. No entanto, não se trata aqui de um grupo de discussão de quadrinhos, mas sim de um “grupo de ação”. O nosso grupo de e-mails possui um função prática bem específica; é lá onde decidimos as ações e atividades do Quarto Mundo. Então se você vê o Quarto Mundo como um simples grupo para discussão de quadrinhos, sinto muito decepcioná-lo, mas o grupo do QM não é para isso. Se o seu objetivo é apenas discutir quadrinhos de forma mais teórica, então sugiro que se inscreva apenas no Quinto Mundo, que é justamente um fórum aberto de discussões sobre quadrinhos, em seus diferentes aspectos, desde o roteiro a produção final.

E para aquele de vocês que for aprovado e aceito no Quarto Mundo, eu só posso lhe prometer o seguinte: você vai trabalhar mais do que já trabalhou em toda a sua vida. Você verá o seu tempo livre diminuir, suas horas de sono evaporarem, e sua vida social desaparecer completamente. Muito provavelmente a sua namorada(o) ou esposa(o) vai abandoná-lo(la). Mas apesar de tudo isso, no final você estará feliz, por mais absurdo que isso possa parecer. E você estará feliz justamente porque diferente da maioria das pessoas do mundo, você estará trabalhando com aquilo que gosta, e vivendo dos frutos do seu trabalho.

Ficha de Inscrição

(enviar para  o email 4mundo.admin@gmail.com com uma cópia para o endereço Rua Coelho Barradas, 153 – Vila Prudente – São Paulo – SP – CEP 03139-050, junto com um exemplar de sua publicação)

Nome:
Atividade (editor, roteirista, desenhista, arte-finalista e etc.):
Endereço:
Telefone:
Email para lista de discussão:
Email alternativo:
Dados bancários:
Mini-biografia:

Publicação:
Breve descrição:
Nome do editor:
Formato:
Quant. Páginas:
pb ou color:
Preço:
Números disponíveis:

Blog/ site:
Núcleo em que deseja trabalhar no Quarto Mundo (publicações, distribuição, eventos, divulgação, tradução ou internet).

About these ads
Comments
2 Responses to “Como Fazer Parte do Quarto Mundo”
  1. hugo disse:

    quero faser parte do quarto mundo

  2. Douglas disse:

    Quero e vou fazer parte do Quarto Mundo, só preciso seguir as regras daí em cima o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: