Mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos”

DIVULG~1

Mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos” traz originais e bastidores da criação da primeira História em Quadrinhos totalmente produzida na Região dos Lagos

Como se escreve uma História em Quadrinhos? Qual o tamanho de uma página original? Como é feita a arte-final? Essas e outras questões vão ser reveladas na mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos”, do quadrinista Giorgio Galli, na Casa de Cultura de Araruama.

Salomão Ventura, o Caçador de Lendas, personagem criado por Galli, é uma HQ independente, publicada desde 2010, e a primeira totalmente produzida na Região dos Lagos. A revista apresenta as aventuras do misterioso personagem-título, às voltas com as lendas do folclore brasileiro, vistas pelo prisma do terror fantástico. As histórias, escritas e ilustradas por Giorgio, são inspiradas pelos estudos do Folclorista Luís da Câmara Cascudo. A publicação já recebeu os prêmios Oi Quadrinhos e DB Artes, e integra o Coletivo de Quadrinistas Quarto Mundo.

“Como muitos outros quadrinistas, praticamente aprendi a ler com as HQs. Descobri, ao mesmo tempo, o mundo das letras e das imagens. O impacto foi arrebatador, e desde muito cedo me lembro de estar envolvido com a criação de meus próprios personagens e histórias”, afirma Giorgio.

Na mostra, Giorgio revela um pouco de seu processo criativo: além de originais arte-finalizados à nanquim, de maneira tradicional, há também esboços, estudos de personagens, fragmentos de roteiros, e páginas finalizadas digitalmente. “O computador e a internet facilitam muito o trabalho do quadrinista independente. Se antes os fanzines eram impressos em mimiógrafos ou fotocópias, hoje qualquer um pode publicar em um blog, ou nas redes sociais”, afirma o quadrinista.

A mostra “Salomão Ventura & Outros Quadrinhos” será aberta ao público dia 3 de Outubro, a partir das 15h., com uma palestra do autor sobre o uso das HQs em salas de aula. Fica aberta diariamente, das 9h. às 18h., com entrada franca, até dia 14 de Outubro. No dia 5 de outubro haverá uma happy hour e autógrafos das publicações “Salomão Ventura” e “Zona do Crepúsculo” com a presença de Giorgio, além do artista plástico e também quadrinista Clóvis Brasil, falando sobre a criação de histórias em quadrinhos, a partir das 18h.

 

 

Serviço:

Mostra Salomão Ventura & Outros Quadrinhos

Casa de Cultura de Araruama – Praça São Sebastião, s/nº, Centro – Araruama

abertura ás 15h, 3 de Outubro, com palestra “O Uso das Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula”

Dia 5: Happy hour e noite de autógrafos, com Giorgio Galli e Clóvis Brasil

Encerramento dia 14 de Outubro.

Links úteis:

Blog do Salomão Ventura

Página do Salomão Ventura no Facebook

Site do Coletivo Quarto Mundo

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: