O Que é o Quarto Mundo?

Já faz algum tempo que as pessoas estão percebendo um barulho diferente no mercado editorial de quadrinhos. É um ruído que sempre existiu, sempre teve a sua importância, mas que agora está tomando uma outra forma, está ganhando um corpo próprio.

É com essa proposta de ser uma nova forma de se organizar que surge o Quarto Mundo.

Formado por um grupo atuante de quadrinhistas, o Quarto Mundo se propõe a ajudar a distribuir, vender, divulgar e trocar experiências de produção de revistas independentes, procurando soluções para contornar os problemas relativos à essa produção em nosso país.

O Quarto Mundo não é uma editora, não tem sede, proprietários, nem tampouco se limita ao grupo atual. Ele é uma marca, um manifesto, quase a busca de criar um termo novo, com um todo de sentido para os diversos artistas que estão por aí bancando suas publicações e vendendo no corpo-a-corpo.

O Quarto Mundo, além de um selo independente, é uma aliança de pessoas que publicam histórias em quadrinhos com seriedade e compromisso com a qualidade. Por isso, não se surpreenda se você vir este selo estampado nas capas das publicações independentes de todo país.

Saiba mais:

Comments
37 Responses to “O Que é o Quarto Mundo?”
  1. Olá pessoal,
    durante algum tendo (pré bum da internet), produzi alguns zines de quadrinhos e fiz parte da independente Acrobata HQ. Apesar de afastado desde 2004, tô voltando a produzir alguma material. Então, eu gostaria bastante de fazer parte, efetivamente, do Quarto Mundo, que tem uma idéia na qual eu acredito. O que é preciso para fazer parte do grupo?

    Abraço a todos.

  2. Caros

    Tive a honra de conhecer alguns dos membros do 4º mundo a pouco tempo e dentro das possibilidades gostaria de poder estar mais atuante nas atividades do grupo. Sou editor do Zine e do Blog Fanzineria. Pretendo lançar a segunda edição em breve e gostaria de poder usar a logo do grupo.

    Agradeço a atenção

    Abraços

    Carlos Nascimento

  3. Cadu Simões disse:

    Marcelo, pra fazer parte do 4mundo você deve preencher a ficha de inscrição acima e aguardar a sua aprovação.

    Carlos, pra usar o logo do grupo você tem que obrigatoriamente fazer parte do 4mundo.

  4. Hugo Nanni disse:

    ATENÇÃO!!!Cadu, Will, Daniel, e o povo que responde por este site!
    O formulário de inscrição não abre no Mozilla Firefox( ele até abre, mas some, e não é trava que eu abri os popup.
    Espero que pelo menos no (famigerado) Internet Explorer tenha funcionado meu preenchimento, ok!
    Não se esqueçam de mim!
    Inté.

  5. Cadu Simões disse:

    Hugo, quando acontecer do formulário sumir, dá um reload que ele aparece de novo. =)

  6. mandei faz uns dias, e até agora não me mandaram uma resposta.

  7. moaniz lander disse:

    acabei de mandar, vamo vê no que da.

  8. Olá Cadu! Sou eu André Augusto. Quero ser menbro do Quarto Mundo. Como faço para participar?

  9. samuel silva disse:

    ola pessoal eu moro numa cidade do interior de sp (tanabi) e por aqui não se tem muita informação sobre a arte de fazer quadrinhos,,v6 bem que poderiam trazer
    esta arte para lugares como este para poder divulgar melhor esta profissão tão deslumbrante……..meu nome é Samuel Silva e tambem sou desenhista embora eu nunca tenha feito um um quadrinho eu addoro acompanhar estas inovações do mundo do desenho e é ai ke esta uma boa idéia para o quarto mundo divulguem a arte e criam um projeto que ajude um desenhista a iniciar uma carreira

    pensem nisso pois com Deus se pode tudo

    abraços

  10. Daniel disse:

    Não teve forma que aparecesse esse formulário… tentei de tudo aqui.

  11. Cadu Simões disse:

    Daniel, o formulário foi retirado pois as inscrições de novos membros foi temporariamente interrompida. Aconte que o Conselho Administrativo do 4mundo já está com uma fila muito grande de fichas para serem avaliadas, e então só após dar conta dessa fila, será aberta novamente as inscrições de novos membros pro 4mundo.

  12. Pablo Ramos disse:

    Uau ! Adorei a abordagem do tema quadrinho que vi aqui, ja sou fa de nascenca do quarto mundo.

    Estou fazendo uma pesquisa sobre o mercado de quadrinhos e este blog esta sendo muito util. A proposito, aonde posso encontrar informacoes sobre tiragens, expansao do mercado etc?

    Muito obrigado

  13. Cadu Simões disse:

    Pablo, acho que dificilmente vc vai encontar essas informações na Internet, pois as editoras brasileiras não costumam divulgar seus dados de tiragens e vendas, o que é uma pena.

  14. Oi pessoal do 4º Mundo, gostaria de saber se há alguma espécie de espaço, disponibilizado por vocês, para que quadrinistas iniciantes possam publicar seus materiais. Estou com uma história de 6 páginas pronta e gostaria de um espaço para divulgá-la.

    Abraço

  15. adilson alves de britas disse:

    Ai pessoal do 4°mundo kero saber como eu faço para participar desse grupo/quadrinista,,,tenho muita vontade de publicar meus trabalhos…e parece ki esse espaço e ideal…parabéns para kem teve essa brilhante ideia…tenho uma história de 5 paginas chama [barataa!]eu kero divulga-la..aguardo o contato de vcs..um abraço.

  16. teresa disse:

    olá gente
    estou procurando quadrinhistas brasileiros para o 3 numero do meu novo gambuzine
    procuro autores bizarros ,diferentes ,originais ,seguros (com um estilo muito pessoal , ou seja nada de marvel mangá ou imitacöes dos autores favoritos ) se quiserem experimentar um fanzine portugue billingue participem
    enviar por e-mail ou cd (ainda se aceita a boa velha cópia a preto e branco)

    http://www.gambuzine.com

    gambuzine@hotmail.com
    e ainda
    teresa camara pestana
    apartado 67
    3200-909
    lousa portugal

  17. Diego disse:

    O que faço pra entrar na inscrição do quarto mundo

  18. Fabio Iuan disse:

    Bom dia, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar?
    Faço HQ e caricaturas, gostaria de uma ajuda, se caso poderiam me indicar para alguém que esteja precisando em São Paulo, gosto muito de desenhar mas tá difícil uma oportunidade, meu cel: (13) 9123 4440.
    Estou montando minha HQ e tenho vários trabalhos prontos, muito obrigado!

  19. adilson alves de britas disse:

    Gostaria de publicar meus desenhos….como eu faço.Ja desenho algum tempo entra em contato (016)91883157.obrigado

  20. Lucrécio disse:

    Já que tá todo mundo pedindo ajuda, por favor, me ajudem também!! Gostaria de trabalhar (em tempo integral) como desenhista de histórias em quadrinhos, com salário (no mínimo) de 1.000 reais. Por favor, caso conheçam alguém que está contratando quadrinhistas (também serve quadrinistas, que seja…) me indiquem para que eu possa ter o emprego dos meus sonhos!! liguem no meu celular (66) 6666-6666 no horário comercial.

  21. edumendes disse:

    Pessoal, gostaríamos muito de ajudar todos, mas o Quarto Mundo não é uma editora e nem site de empregos.
    Entretanto, acho que vocês já deveriam começar pedindo uns R$5000 de cara. :-)
    Abs,

    Edu

  22. Fábio disse:

    Cada dia que passa descubro mais maravilhas na web brasileira…

  23. Olá pessoal, não sei como funciona mas, queria ter minhas hqs divulgadas aqui no site, tenho conta no fórum e costumo postar lá.

    Eis as hqs:

    http://cricketart.deviantart.com/gallery/#N-E-R-D-Vol-1

    http://cricketart.deviantart.com/gallery/#N-E-R-D-Vol-2

  24. edumendes disse:

    Guilherme, atualmente o site está passando por um processo de transferência e posteriormente deverá sofrer reformulação. Por isso, por algum tempo, a publicação de hqs no site do QM está restrita a membros do grupo.

    Att.

  25. Marcus vieira disse:

    Sou escritor e estou escrevendo um livro , porém sempre adorei quadrinhos e estou desenvolveldo um roteiro e não tenho desenhista…Minha idéia era um motion comics mais simples baseada em slides e dublada em meu studio particular, tenho um protools e equipamentos valvulados,e gostaria de achar alguém que queira fazer isso …Obrigado.
    Para contato marcusvieira76@hotmail.com

  26. romulex disse:

    Olá pessoal do 4° mundo. Sou artista plástico e possuo uma produção autoral de hq’s e ilustrações no site wordpress, e colaboro com publicações de mídia independente. Gostaria de me interar das informações pertinentes à area de arte sequencial. Parabens e valêu

  27. Urbano disse:

    Colegas do Quarto Mundo, apresento minha webcomic de humor e sci-fi: http://atmosphera2hq.blogspot.com/

    Abração!!!

  28. Quarto Mundo disse:

    Tatiana, me parece que ninguém nunca te respondeu sobre os quadrinhos do Quarto Mundo, nem sei se você ainda tem interesse. A questão é que o site passou por uns problemas, atualmente nem temos mais HQ’s online, se você tiver interesse em algun título em particular entre no link da revista ou autor que você deseja e lá você poderá entrar em contato direto com eles facilitando sua comunicação. Desculpe a demora.

  29. Edson disse:

    Quero fazer parte desse movimento. Alias vem em otima hora, pois o retorno do antigo com o encontro do novo esta ai pra todo mundo ver ok. Em breve estarei lançando meu primeiro trabalho publico..conto com este espaço tambem. Mais, se as palavras reclamam, as imagens conclamam. Preto e branco é classico nunca morre, cores sempre serão vibrantes, todos são possiveis e necessarios. Para mim, este momento chamaria de NOVALINGUAGEM OK.
    ABÇOS.
    Edson Vieira

  30. Cláudio disse:

    Olá pessoal.
    Gostaria de participar de alguma das próximas publicações de A-3 como ilustrador/quadrinizador.
    tenho afinidade com estilo realista como: Neal Adams, Hal Foster, Joe Kubert, Esteban Maroto, J. L. Garcia Lopez, Jonh Buscema, Frank Cho, Ivan Reis…
    Como faço para mostrar meu portfolio?

  31. Valdo Alves disse:

    Também quero fazer parte do Quarto Mundo, tenho quadrinhos prontos mas não impressos!Qual a possibilidade de conseguir colaboradores para publicar meus quadrinhos!

  32. Olá! Conheci o 4mundo a pouco tempo mas já me amarrei, eu li algumas histórias como o homem-grilo e gostei muito.
    Eu acabo de criar uma HQ e gostaria de convidar vocês do 4mundo para conhecer essa história, entrem lá e deixem comentário, critica e pode até falar mal, mas quero saber a opinião de vocês.

Trackbacks
Check out what others are saying...


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: